pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Fazenda Boa Esperança

Boa Esperança








Pode-se dizer que foi na Fazenda Boa Esperança que a raça Mangalarga começou a tomar formato. Já existia um tipo de cavalo criado pelos Junqueira e alguns outros criadores mas foi João Francisco, meu avô, quem primeiro descreveu suas formas e que a incluia entre as raças de Sela conhecidas. Era um cavalo produzido no trabalho com o gado, nas caçadas ao veado e nas grandes cavalgadas. Era um cavalo baixo, um pouco perto do chão, com os membros meio curtos, ágil, resistente e com um andar macio. João Francisco, tio e sogro de meu pai foi o verdadeiro repositório da história da raça mangalarga, foi o primeiro criador que organizou os seus livros em Stud Book ligando os cavalos que possuia aos seus ancestrais e criando as linhagens hoje conhecidas, muitos anos antes da fundação da Associação Mangalarga em 1934, também foi João Francisco que elabrou a primeira tabela de pontos da raça que norteou a seleção por muitos anos. Em 1944 meu pai achou uma maneira prática de procura rápida das genealogias, usando o conhecimento que meu avô tinha da raça e este trabalho é que nos permitiu realmente conhecer a história, a evolução e a genealogia dos nossos cavalos. Coincidentemente a fazenda Boa Esperança por herança ficou para minha mãe, aí meu pai começou a 3º fase de sua criação, em julho de 1984 ele transferiu a sua tropa da Santa Rita para Boa Esperança.

Nenhum comentário: