pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

LINHAS MASCULINAS

Os Junqueira sempre preservaram e distinguiram essas linhagens, e o motivo dessa atitude é provavelmente o fato de descenderem de diferentes reprodutores que pertenciam à Coudelaria Real da Cachoeira do Campo, onde coexistiram animais de raça Alter, P.S. I, Francês, Alemão, Árabe e do cabo da Boa Esperança. Desta maneira, cada um desses reprodutores que tornaram-se chefes de linhagens, possuíam, características próprias, que individualmente, podiam apresentar menos virtudes, mas quando reunidas, proporcionavam um conjunto de qualidades imanentes à raça.
Os Fortuna, por exemplo, eram reforçados, tinham crinas ásperas, corpo curto e forte, ventre desenvolvido. Eram cavalos uns tanto cilíndricos, de membros bem aprumados, tendo contra si a cabeça pesada e o pescoço deselegante, porem, muito resistentes e com andar admirável. Gregório, descendente dos Sublimes de Barbacena, teve filhos elegantes de pescoço comprido, pêlo muito fino e crinas transparentes. Entre os seus descendentes, dois deles tinham o nome de Cisne, devido o pescoço elegante. O Telegrama eram marchadores, algumas vezes de andadura, não tão carnudos quanto os Fortuna, de cabeça fina, crina e cauda com pelo macio. Essa linhagem era de grande velocidade, garupa plana sendo muito usados como cavalo de silhão. Os Jóia eram impecáveis nas formas com pescoço altaneiro, olhos vivos, cabeça pequena, porem menos seca que os Telegrama e os Gregório. Muito ágeis e velozes, tornaram-se célebres cavalos de corrida e de caçadas, no entanto, eram rebeldes . Os Rosilho, possivelmente, tinham a mesma origem e tipo do Telegrama, pois seus criadores eram vizinhos e irmãos.
Todas essas características reunidas, algumas delas dominantes, outras recessivas, formaram o Mangalarga do inicio do século XX. Assim essa raça brasileira de cavalos se destacava cada vez mais e, com a alquimia de virtudes praticadas por seus selecionadores produzia animais mais aperfeiçoados, atingindo destaque que não tardaram a alcançar, conseguindo que a raça, antes mesmo de ser definida, já fosse nacionalmente conhecida por meio de Colorado, resultado perfeito desse caldeamento de origens.


1- SUBLIME

2-ROSILHO

3- GREGÓRIO

4- FORTUNA I

5- JOIA DA CHAMUSCA

6- TELEGRAMA VELHO

7-LINHAGENS ESTRANGEIRAS

Nenhum comentário: