pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A CRIAÇÃO DE CAVALOS

Bateia com Traviata ao pé

“A criação de alguns potros de tempos em tempos pode dar muito prazer.
Produzir uma safra anual de cavalos para vender pode dar muito lucro.Mas um “verdadeiro criador de cavalos”orienta sua criação por toda a vida na tentativa de criar ou preservar um cavalo “perfeito”; o prazer e o lucro são meramente recompensas.A satisfação real surge conforme ele observa progressos em seu objetivo.
Não é fácil melhorar uma raça de cavalos.Isto não ocorre em um ano,ou mesmo em 10 anos,e sem inteligência,diligência ou mesmo uma seleção impiedosa durante um período de anos e anos, um criador pode terminar seu trabalho de toda uma vida sem nenhum progresso. Um verdadeiro criador de cavalos leva seu trabalho a sério. Ele inicia sua missão definindo claramente que tipo de cavalo deseja e esta definição ou descrição deve ser extremamente detalhada;de outro modo, a tendência é a de mudar seu objetivo com cada dificuldade que surge.
Nenhum progresso pode ser feito quanto a um tipo ideal sem que o criador mantenha seu objetivo predeterminado,sem vacilar durante os diversos anos que são necessários para colher resultados significativos. Desde o início o criador de cavalos bem-sucedido deve olhar muitos anos a frente e acuradamente projetar o que é realmente importante,sem levar em conta os modismos. Diversos criadores tentaram ser verdadeiros criadores de cavalos, mas perderam a batalha porque vacilaram. Dúvidas e alterações de objetivos surgiram nos que não meditaram profundamente no início do projeto e nos que se deixaram levar por outros. Os objetivos serão alterados e desaparecerão nos criadores que estão preocupados com os ganhadores de exposições anuais e como esses cavalos se comparam com seu plantel.
Com o passar dos anos os padrões dos julgamentos de exposições evoluem.
Os criadores preocupados com programas de longo prazo não devem ajustar seus objetivos de acordo com as alterações feitas nos padrões de exposições. O seguimento de tal programa leva a um caminho em círculos sem que nunca o criador atinja seu objetivo.
Para se obter sucesso na criação e exposição deve-se ter uma previsão considerável.O processo relativamente simples de cruzar um garanhão famoso com éguas de alto custo e a venda de potros com altos lucros não constitui necessariamente um programa de criação.Em nenhum momento ele traz o respeito dos outros criadores . Um programa que se inicie com um plantel escolhido com base em traços específicos ao invés de preços,e que prossiga com base num sistema predeterminado, ao invés de preceitos de compradores volúveis, provará ser mais profundo.”
William E. Jones
Genética e Criação de Cavalos

3 comentários:

Luiz disse...

Comentário inspirador...
É bom saber que existe gente trabalhando por fora dos circuitos de exposições oficiais!!!
Parabéns pelo trabalho!!!Luiz(serenopr@terra.com.br)

Anônimo disse...

Sensacional!!

Pablo Araújo

Sara disse...

Que cavalos bonito espero que em algum momento têm a oportunidade de ter uma assim também eu tenho muitos cães para cuidar e sempre os cuido com ração Hills