pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

domingo, 6 de junho de 2010

NASSAU E OS CAVALOS DE HOLANDA E PERNAMBUCO

A chegada de Nassau .
“Meus senhores:
Para desincubir-me de meu dever ,desejo,por meio desta dar conta a Vossa Senhoria do curso de minha viagem.V.V.S.S. já compreenderam, sem dúvida, como fui constrangido a parar na Inglaterra cinco semanas por causa do mau tempo e vento contrário;tendo ali embarcado a 6 de dezembro último,prossegui minha dita viagem até aqui com a possível urgência, sempre com bom tempo e ventos favorável, não parando em parte alguma, a não ser na ilha de maio. Lugar determinado, desde dezembro último até 6 de janeiro, e isso para abastecer-me d’agua e descansar as tropas um pouco.
Tendo-me logo feito à vela. Aqui cheguei a 23 seguinte,graças a Deus, em boa disposição e juntamente com os demais,e fui recebido com muitas honras, achando o país um dos mais belos do mundo,as coisas e tropas deixadas em guarnição,em bem bom estado,de maneira que penso que, no dia 5 deste mês, irei verificar se há meios de obter alguma vantagem sobre os inimigos”
“Minhas tropas ,que constituem o exército consistem em três mil soldados,mil marinheiros armados,mil brasileiros e uma companhia de cavalaria com 80 cavalos, com os quais conduzirei quatro peças de artilharia e 6 peças pequenas; o almirante com 24 vasos de guerra secundar-me-á ao longo da costa. O tempo não me permite,a esta hora,escrever a Vossas Senhorias mais minuciosamente,mas não deixarei de fazê-lo em minha volta,se Deus quiser.A situação deste país é extremamente vantajosa e forte, e permita-nos deus a graça de conquista-losi inteiramente. Eu não duvido que todo o Estado tirará dele grandes proveitos e benefícios.
---------------

Os torneios:

1641

“Tratou o príncipe de festejar a aclamação d’el-rei D.João com grandes festas e ostentações de alegria,e para isto mandou terraplenar e aplainar uma comprida carreira que estava defronte das suas casas.E para que os cavalos se não pudessem desgarrar, mandou fazer uma estacada baixa da parte do mar e muitos palanques e teatros de madeira para se assentarem a gente que viesse ver as festas.E da outra parte da carreira, estavam todas as casas bem providas de janelas.E logo tomada boa informação de pessoas que bem sabiam deste particular, escreveu cartas a todos os homens mancebos e bons cavaleiros qe que tinham cavalos regalados em toda a capitania de Pernambuco,para que lhe fizessem mercê de se quererem achar com seus cavalos em uma festa solene que pretendia fazer.

..........tanto pois que os mancebos cavaleiros de Pernambuco se viram avisados por as cartas do príncipe, logo se prepararam...........E chegado o dia aprazado, se vieram apresentar ao príncipe,o qual os recebeu com alegre semblante,e os hospedou a sua mesa..............”

Nassau formou duas equipes de cavaleiros , uma ,que tinha à frente,composta de batavos,franceses,ingleses e alemães,e outra só de luso-brasileiros,capitaneada por Pedro Marinho Falcão.

“Os holandeses sempre se descompunham em picar os cavalos, que suposto que eram os melhores da capitania , em dando em suas mãos logo se deitavam a perder, porquanto os holandeses não lhes ensinavam outras habilidades mais que a dar saltos,e lhes faziam perder aquelas que haviam aprendido nas mãos dos portugueses.Os portugueses ,como todos iam à gineta,corriam tão fechados nas selas e tão compostos e airosos que levavam após si os olhos de todos, e principalmente os olhos das damas.”

---------------
A partida de Nassau.
Segundo Oliveira Lima:
“ O seu embarque teve lugar na Paraiba, percorrendo ele e um séqüito numeroso, a cavalo-além das redes de dormir,Nassau era um grande apreciador dos cavalos de Pernambuco ,ao seu ver “ tão bons como os de espanha”,informação dada pelo predicante calvinista Vicent Joachim Soler,que viajou também para a Europa com o Conde Maurício, citado pelo o historiador José Antônio Gonsalves de Mello,que afirmara ter nassau levado alguns desses animais para a Holanda.

"Nassau levou consigo vários dos seus cavalos pernambucanos,tendo chegado a possuir trinta, que , segundo CALADO, não lhe teriam custado um citil, sendo presentes dos colonos a quem gabara as montarias ou demonstrara desejo de adquiri-las.Ele estimava em especial os animais procedentes de sirinhaém (680 km da Casa da Torre),tanto assim que os escolhera para decorar o brasão de armas do distrito; e seguramente os incluíra entre aqueles com que , durante seu governo, presenteara o Príncipe de Orange, a quem obsequiara também com papagaios e veados-mateiros."

2 comentários:

PATRIOTA disse...

Gilberto até hoje sei de "linhagens" de cavalos de campo muito boas em Pernambuco. Meu tio ainda me faz questão de apresentar mestiços de PSI, Mangalarga ou QM que campeam sem ferradura, são criados com nutrição inconsebível aqui para nós e mesmo assim apresentam performaces e beleza invejáveis para a condição. Lá a seleção é dura como a vida do sertanejo!!! Dai vem os bons cavalos do Pernambuco.

Gilberto Diniz Junqueira disse...

veja a égua Rosilha Torreblanca
do pec ,do meu amigo Luiz Patriota.
http://mangalargapatriota.blogspot.com/2010/01/mais-um-belo-fim-de-semana.html