pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

sábado, 8 de março de 2008

SANTA RITA

"Santa Rita"




Fazenda Santa Rita:
A nova fase da criação começou com a compra da fazenda Santa Rita em 1955. Logo em seguida foi feita a transferência da tropa da Mandu para lá. Levou para administrá-la, o Zinho, seu parente, galista absoluto, ótimo cavaleiro, campeão de truco, rei do volante, fiscal de torneia, jóckey e até hoje é um grande amigo da família. Ajudou e muito meu pai a abrir a Santa Magdalena em MS.
Minha mãe que sempre estava presente fez a primeira reforma da casa e a Santa Rita tornou-se o lugar de trabalho e lazer, e foi aqui que realmente nasceu a tropa mangalarga “Mangalarga”. Me lembro muito bem quando pequeno minha mãe montada na Safira e puxando o Didi na Tarrafa (uma égua comum). A princípio meu pai comprou para reforçar o plantel, duas éguas de seu sogro João Francisco, a Merenda (Sapucaia) e a Geléia (Malat). No ano seguinte comprou um lote maior, Sibéria (Maravilha), Província (Sapucaia), Mulata (Cabocla), Rendeira (Malat) e o Regente (Batéia). No outro ano comprou de minha avó a potrinha Siriema e que seria a sua principal égua. Com o falecimento de seu sogro João Francisco foi feita na fazenda Santa Genoveva a partilha das éguas deixadas por ele. Eram 4 lotes encabeçados por Batéia, Estampa, Sapucaia, Fachada, Maravilha, Mancha, algumas menos importantes e algumas velhas, como a Assucena e a Garota.
Nesta divisão acabou ficando com 3 lotes, uma vez que comprou do tio Chico e do tio Inácio, que não criavam, tio Orlando ficou com as suas.
Assim ficou com Batéia, Estampa, Fachada, Maravilha, Mancha, Pupila, Cinderela, Sanguessuga, Catita, Cabocla, Loirinha, Paraguaita, Genebra, Garota e Espivitada, que muito valorizaram o plantel.
PRÓXIMA

Nenhum comentário: