pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

INTRODUÇÃO DO CAVALO NO BRASIL


Click nestas fotos vá para a foto do satélite e selecione mais e vejamais fotos.


CASA DA TORRE
Os primeiros cavalos chegaram com Martin Afonso de Souza, Duarte Coelho e, principalmente, com Tomé de Souza, primeiro governador geral.

A Chegada de Tomé de Souza ao Brasil
" Os navios de Álvares de Andrade virão. Antes é preciso fazermos uns cercados,para que possam descarregar os cavalos, porcos e outros animais que estão transportando.
A princípio o interesse dos portugueses no Brasil era apenas extrativo, não tendo eles se preocupado em estabelecer uma seleção dos animais, mas apenas uma criação rudimentar que atendesse às necessidades imediatas. Esta criação cresceu tanto numerosamente que daqui foram exportados cavalos para outras colônias portuguesas. Sem qualquer seleção, esses cavalos foram se degenerando e a criação só tomou novo impulso com a descoberta das minas de ouro.
Com a necessidade de se estabelecerem Alfândegas “Registros”, com tropas de cavalaria para combater o contrabando de ouro, surgiu o interesse pela seleção de animais.
Dois grandes latifúndios tiveram participação efetiva no início da criação de eqüinos no Brasil: a “Casa da Torre” e a “Casa da Ponte”. A primeira, uma enorme extensão territorial no interior da Bahia, ocupando parte do Piauí, Maranhão e Sergipe – fundada por Garcia D’Ávila, almoxarife e homem de confiança de Tomé de Souza, cujos domínios foram respeitados até por Maurício de Nassau e que possibilitou aos baianos ajudarem o movimento de rebeldia aos holandeses em Pernambuco. A manutenção e posse desse grande feudo voltado à pecuária exigiu o desenvolvimento da criação de cavalos e, como aqueles vindos com Thomé de Souza foram os melhores aqui aportados, não houve dificuldade em estabelecê-la.
Casa de Mauricio de Nassau



Cavalo Holandes Dutch royalty on fancy high-stepping Dutch horses

Foi por esta criação (da Casa da Torre) que os eqüinos holandeses de Pernambuco alcançaram o interior do País, passando por outra grande sesmaria ao sul, a “Casa da Ponte”, pertencente Antônio Guedes de Brito, a quem a Coroa atribuiu a incumbência de fiscalizar o norte de Minas Gerais, desde o morro do Chapéu na Chapada Diamantina até o Rio das Velhas, dando a seu proprietário o título de Regente do São Francisco
OCAVALO DO SUL
A rota de introdução de Martim Afonso de Souza partiu de São Vicente para São Paulo e daí para as Minas Gerais , a esta entrada se somaram os cavalos trazidos por Pedro de Mendonza que aportou na Argentina para fundar Buenos Aires e a de Álvaro Nunes, o cabeza de vaca, que aportou em Florianópolis e seguiu para fundar assunção no Paraguai.
Essa corrente sulina se intensificou com o bandeirismo e a abertura do caminho que partia de São Paulo para as missões e para São Pedro do Sul RGS .
Desse modo os cavalos vinham do sul para Sorocaba, em São Paulo, e daí iam para as minas onde se encontravam com os cavalos vindos da Bahia e Pernambuco .
Essa mistura de cavalos do sul com os do norte foi a base das éguas de Minas Gerais e provavelmente do CAVALO DO JUNQUEIRA.





Cidade do cabo
Em 1808, com a chegada da Família Real, a abertura dos portos e a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, houve um grande aumento de todas as atividades criatórias, inclusive de cavalos, não só através daqueles trazidos pelos portugueses recém-chegados, como também muitos outros vindos da Cidade do Cabo, importados por negociantes ingleses estabelecidos no Rio de Janeiro.
O Cavalo ALTER
Os cavalos portugueses, provavelmente Alter (raça de eqüinos portugueses a partir de cavalos e éguas espanholas formada na Coudelaria de Alter do Chão), não devem ser confundidos com os primitivos trazidos pelos colonizadores, também chegaram por aqui trazidos pela corte.


Alter do Chão COUDELARIA de ALTER DO CHÃO

A Coudelaria de Alter do Chão foi criada por D. João V, sendo prestigiada e melhorada por D. José I.

CIDADE DO CABO
Os cavalos da Cidade do Cabo, possessão inglesa anteriormente holandesa, provinham do cruzamento de cavalos ingleses importados para aquela colônia, com éguas holandesas ali existentes.

"Com a Corte veio o gosto pelo luxo das cavalgadas e corridas, introduzidas aqui pelos ingleses. Foram então requisitados como reprodutores animais das raças recém-chegadas: Alter e Cavalo do Cabo."

COUDELARIA REAL DE CACHOEIRA DO CAMPO
Coroando este período de grandes fatos na eqüinocultura brasileira, D. João VI criou a Coudelaria Real de Cachoeira do Campo(1819), na cidade com o mesmo nome, próxima a Ouro Preto.

PRÓXIMO

Nenhum comentário: