pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

LEVANTAMENTO DE PEDIGREES


Dr. Geraldo e seu arquivo pessoal.
Caixa fichário contendo subdivisões para as várias linhagens: Fortuna, Telegrama, Jóia, Gregório, Sublime, Rosilho, Diversas e Extrangeiras .
Tudo com índice de reprodutores por linhagem, fêmeas , linhagem feminina e de animais históricos em geral.




O trabalho foi realizado por meu pai Geraldo Diniz Junqueira em 1944 a pedido de meu avô João Francisco com a colaboração de:
João Francisco Diniz Junqueira
JOSÉ FLORIANO ESTEVES MARTINS
José Olyntho Fortes Junqueira (seu Zezico)
Renato Junqueira netto
Acácio Diniz Junqueira
Erico Ribeiro Junqueira
Jorge Diniz Junqueira
Antônio Olyntho Diniz Junqueira.



veja

LINHAS MASCULINAS

LINHAGENS FEMININAS

13 comentários:

Anônimo disse...

Um notável trabalho de informação, sem nenhuma dúvida podemos comparar ao The Family Table of Racehorses do capitão Kazimiers Bobinsky. O mais impressionante é o aspecto da generosidade em oferecer além de conhecimento essa memória da raça, com certeza a raça deve e sempre deverá muito a esse homem que é um grande irradiador de conhecimento.

Ricardo Imbassahy

Gilberto Diniz Junqueira disse...

Obrigado Ricardo.
O conhecimento é o principal instrumento para darmos valor ao trabalho dos antigos selecionadores, impedindo que esses feitos fossem relegados ao esquecimento.
Preservar é preciso.
Gilberto

Gilberto Diniz Junqueira disse...

tenho as tábuas de linhagens paternas de jaimeloureiro neto.

Ainda faremos as nossas linhagens femininas como bruco lowe.
sabemos que são 174 eguas fundadoras do mangalarga.

Anônimo disse...

Dr. Gilberto, eu também tenho essas tábuas de linhagem masculina, além do livro do Bobinsky, esse um presente que muito me envaideceu do saudoso Dr. Carlos Gilberto da Rocha Faria, do Haras Santa Annita, já que apenas 6 vieram para o Brasil ( Julio Cápua, Peixoto de Castro, Nelson Seabra, Henrique de Toledo Lara, Paula Machado e o meu exemplar ). Essas tábuas pela linha feminina são absolutamente fantásticas como meio de pesquisa e memória da raça P.S.C, a teoria de Bruce Lowe acabou mais servindo como um meio para se catalogar as familias maternas e sua descendência. Seguramente a raça Mangalarga possui o merecimento para tal trabalho de pesquisa.

Ricardo

Gilberto Diniz Junqueira disse...

Em nome de toda a família agradeço essa prestigiosa comparação.
A ispiração foi mesmo o PSC,meu pai catalogou o reprodutor e os filhos constando a mãe e o avô materno e a que lnihagem esse avô materno pertencia, desse modo conseguiu sistematirza toda a informação disponível.
Pelo seu conhecimento deve ter merecido mesmo o presente.

Anônimo disse...

Essa informação de 174 éguas fundadoras é bem interessante já que se opõe a um estudo de Mota, Prado e Sobreiro que cita 438 fundadores, com um número efetivo de 15 animais como responsáveis pela diversidade genética presente na população referência. Particularmente considero a conclusão de 438 fundadores como a ser discutida, já que o estudo se baseia no Stud Book da raça e esse livro considera a inúmeros animais "fundadores" como de ancestralidade desconhecida, ou seja, parte de um passo a frente.
Enquanto informações obtidas no All Breed Database, certamente originadas de anotações de seu pai, parecem sinalizar um universo que condiz mais com as 174 fundadoras, certamente hoje na raça devemos ter um número bastante inferior a esse se considerarmos "fundadoras" de linhas maternas hoje remanescentes, mas seguramente bem acima de apenas 15 ancestrais... não tenho nenhum dado concreto, pois ainda não estudei o assunto, mas só de olhar as genealogias "en passant" entendo que seja muito difícil encontrarmos apenas 15 matriarcas. Qual a tua opinião?

Gilberto Diniz Junqueira disse...

Muito bom o trabalho gostei.
preciso ler melhor , quanto ao nosso trabalho

aqui vai em primeira mão parte dos nossos estudos
Reprodutores
1)Fortuna- 111,
2)Telegrama- 39,
3)Jóia da chamusca- 30,
4)Rosilho ou abismo- 29,
5)Gregório- 17,
6)Estrangeiros -16 sendo -14 originais e dois filhos,
7)Origens diversas – 68 sendo 57 troncos originais e os outros filhos.
Matrizes originais catalogadas :
174 linhas, as nossas Royal Mares.
numero total de animais catalogados até 1960-1970
3500 +ou-
é que tivemos atualizações.

Gilberto Diniz Junqueira disse...

Reprodutores
1)Fortuna- 111,
2)Telegrama- 39,
3)Jóia da chamusca- 30,
4)Rosilho ou abismo- 29,
5)Gregório- 17,
6)Estrangeiros -16 sendo -14 originais e dois filhos,
7)Origens diversas – 68 sendo 57 troncos originais e os outros filhos.


Matrizes originais catalogadas :
174 linhas, as nossas Royal Mares.

Ou seja 76 machos e 174 fêmeas diferentes.

Ps: O tão famoso Sublime é um dos 57 troncos do diversos.

Anônimo disse...

Bruce Lowe construiu a sua teoria de famílias estudando os ganhadores do Derby de Epson, St.Leger e Oaks, e numerando essas familias conforme o seu sucesso nessas provas, quer nas pistas e/ou na reprodução de vencedores dessas provas. Como hobby vou tentar fazer o mesmo no Mangalarga considerando num primeiro momento os campeões das exposições nacionais, sempre baseado no All Breed Database, para se tentar posteriormente ampliar esse leque, vocês que são os experts da raça poderiam avaliar quais as exposições que realmente poderiam, mal comparando, serem consideradas de G1 e decidirem entre elas quais as que são realmente de prestígio para fazerem parte do estudo, acredito que no máximo mais 4, perfazendo um total de 5 exposições. Vejo como grande problema o levantamento ano a ano dos vencedores dessas provas...
Que te parece essa idéia?

Gilberto Diniz Junqueira disse...

gostaria de continuar a troca de idéias.
se não for incômodo para vc, me manda um e-mail, para continuarmos.
É uma boa idéia, mas seria somente para as exposições mais antigas pois, como vc viu no estudo, a soma de criadores não familiarizados com a raça + métodos artificias de reprodução + métodos subjetivos e comercias de seleção acabaram com a variabilidade genética da raça.
Quando a febre passou esses criadores pouco comprometidos foram emboram ....
Ps: meu irmão já tentou isso como tb classificou os machos como brilhante, intermediário,clássico,profissional e sólido.

Gilberto Diniz Junqueira disse...

gdjunqueira@yahoo.com.br

Gilberto Diniz Junqueira disse...

acho que a exposição de franca (muito antiga)ou bauru seria o 2000 guineas, a nacional em maio o derby e a expande no fim do ano o st. leger

Gilberto Diniz Junqueira disse...

ele usosu o tesio power pedigree