pesquisa

pesquizar na web, no blog Mangalarga Mangalarga, no allbreed pedigree de (todas as raças) e no pedigreequery(PSI).
Google

sábado, 17 de novembro de 2007

Festa do Arroz a Exposição de Orlândia



(Meu irmão Didi Junqueira , figura constante na festa, montando Zarzuela)

Era muito boa a exposição de Orlândia realizada durante alguns anos no início da década de setenta .
Por umas cinco ou seis edições pudemos, na maior simplicidade , presenciar grandes animais que se tornariam famosos na raça Mangalarga .
Tudo era muito improvisado ,as baias de eucalipto roliço cobertas com sapé ,abrigaram cavalos como Feitiço ,Capricho, Oásis, Rigoni, Almanaque(ainda potro), Quartel e Zenith .
Éguas como Siriema, Zagaia , Zarzuela e Traviata e muitas outras.
Eu só pensava em faltar às aulas pra andar no Rigoni e no Oásis do meu amigo e primo Vado,filho do Maninho.
O nosso amigo e parente Zinho, que cuidou por tantos anos e com muito carinho da tropa do meu pai , preparava o Rigoni e nós montávamos e passávamos o dia andando. Uma gripe e sinusite acabou com minha festa.

Era um tempo muito bom, onde o amadorismo campeava e os criadores torciam pelo seu cavalo sem brigas e sem pensar em dinheiro .
A troca de experiências e de reprodutores era constante.
Haviam mais linhagens disponíveis.
Ali foram feitas as primeiras provas de marcha, a primeira de 12 km , e a outra, no ano seguinte de 36 km.
Foi ali realizado o primeiro leilão de Mangalarga .
Deixo pra meu irmão Flávio descrever o fato.
“Meu pai foi pioneiro em muitas atividades entre elas os leilões. Pela primeira vez , em 1971, por sua iniciativa foi feito durante a festa do Arroz em Orlândia o 1º leilão Mangalarga. Foi tudo bastante improvisado, mas não deixou de ser um sucesso, sendo a égua Yreça (Regente X Pintura por Sheik) de Valdair Parisi (Zinho) o animal mais caro vendido para o Gabriel Orlando Junqueira (Bael filho do tio Orlando) .Em 1975, durante o mandato do Dr. Alipio Pereira Marques de Oliveira, este estimulado por meu pai, realizou o 1º Leilão Mangalarga Oficial da Raça que foi um sucesso. Muitos criadores ficaram ressabiados e não levaram seus animais a participar, mas meu pai não só levou muitos, como também teve a honra de fazer a abertura do leilão com a égua Dona Henriqueta vendida a Ovidio de Brito por CR$38.000,00. Neste mesmo leilão vendeu o reprodutor Dendico Garcia para Geraldo do Santos Castro por CR$75.000,00. Ainda no mesmo conceito de pioneirismo em 1979, fez o 1º leilão de cavalos da raça Mangalarga particular, durante a inauguração do recinto da Água Funda. O Mangalargão (Leilão Mangalarga de Seleção) foi uma marca histórica, pois a partir do seu sucesso, muitos outros se seguiram como o Leilão da Nata (Badih Aidar) Pensamento JO e outros".

Nenhum comentário: